A melhor forma de reforçar os valores da empresa é transformando-os em comportamentos e inserindo na avaliação de desempenho

Hoje em dia é muito falado em fit cultural. É fit cultura aqui, ali, mas o que muitos não falam é como colocar em prática esse bendito alinhamento cultural, tão desejado na cultura organizacional.

Vamos fazer o seguinte exercício: eu imagino que sua empresa tenha uma lista de valores, certo?

E a diretoria sempre pega no pé, principalmente do RH, para que todos estejam alinhados e engajados com tais valores, correto?

E na prática, o RH sempre se questiona como fazer isso de maneira simples e objetiva, já que deixar os valores no mural junto com a missão e visão não é nem de longe uma das melhores maneiras de criar esse engajamento de valores.

Agora que já entendemos o cenário, vamos para prática (conteúdo que ensinamos na nossa Formação Avançada 9Box). 

Você vai pegar um valor que está na lista de valores da sua empresa e transformar numa competência comportamental, usando uma tríade de competência.

Ficou confuso? Vamos para um exemplo prático:

Valor: Senso de dono

Transformando agora em competência comportamental em 3 passos (tríade de competência)

Competência: Agir como se fosse proprietário

Definição (Feedz 2021):  ter responsabilidade sobre seus atos, pró-atividade e sempre colocar o interesse da empresa como foco.

Comportamentos (Feedz 2021) : 

1 – Pró-ativos: não esperam ordens para agir, propõem soluções para os problemas e, quando dentro da sua alçada, os resolvem com prontidão.

2- Colaborativos: estão sempre envolvendo outras pessoas nas soluções, criando um espírito de equipe. Geralmente se destacam como bons líderes de projetos e são vistos assim por seus pares. 

3 – Flexíveis: Entendem o momento da empresa e por isso se dispõe a trabalhar a mais se for preciso ou em horários diferentes.

4 – Apaixonados: acreditam no propósito da empresa, sendo impulsionado pelos objetivos e estratégias da instituição.

5 – Autogerenciados: têm uma capacidade de autogestão acima da média, conseguindo ajustar seus horários e tarefas de uma forma eficiente.

Depois de transformar cada valor em competência comportamental, o próximo passo é inserir todos esses valores (competências comportamentais) na avaliação de desempenho da empresa.

Fazendo isso, todos os colaboradores serão avaliados com base nos valores organizacionais e terão clareza de quais comportamentos são esperados na rotina diária do trabalho.

Percebe que dessa forma, você reforçará os valores da empresa (principalmente se a avaliação de desempenho estiver conectada as trilhas de carreira ou pagamento de bônus) e criará o tão desejado fit cultural.

Faz o teste e depois volta para me contar como foi. 

Sucesso!

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Edgar Nascimento é Administrador de Empresas com Pós-Graduação pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) e Especialização em Educação Corporativa pela PUC-SP. Um dos maiores Especialistas de RH do Brasil, responsável por formar mais de 5 mil alunos e atuação na implementação de projetos estratégicos de RH. Membro e Facilitador de Grupos de Estudos da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos) com Certificação em Coaching e DISC. Escritor de 2 Livros de RH e atualmente possui mais de 28 mil seguidores no LinkedIn.

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