Você conhece a carreira em T?

Existem algumas opções de carreiras quando falamos de Plano de Carreira que já discutimos em posts anteriores. Hoje vamos falar um pouco sobre a CARREIRA T: E para começar falando da carreira T é importante compartilhar uma dúvida muito comum dos profissionais de RH: é melhor ser Especialista ou Generalista? E a resposta é: depende! 

Em empresas de grande porte, talvez o Especialista tenha um pouco mais de espaço e seja mais valorizado. Mas será que em estruturas menores, o Especialista tem tanto espaço assim? Já que é necessário um profissional que conheça um pouco de cada subsistema e uma atuação mais generalista?

A polêmica é grande, mas existe um conceito que gosto muito e que talvez você consiga ter um pouco de cada um dos perfis. ESSE CONCEITO É A CARREIRA EM T. 

Nessa atuação, você é especialista em uma área e conhece um pouco de todas outras também. Ela é simbolizada por um T, pois o traço vertical é representado pela área que você é Especialista. Para saber se você é Especialista ou não num tema, basta se perguntar: eu conseguiria reunir um grupo de pessoas e passar um dia inteiro ministrando um treinamento para elas? Se sim, essa talvez seja sua especialidade. 

Já o traço horizontal é a área ou grupo de subsistemas que você conhece, mas não de forma profunda. Esse conhecimento é aquele que você consegue dialogar e transitar nessas áreas, mas sem muita especialidade. Marque uma pessoa aqui nos comentários para conhecer um pouco dessa Carreira tão útil.

Edgar Nascimento é Administrador de Empresas com Pós-Graduação pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) e Especialização em Educação Corporativa pela PUC-SP. Um dos maiores Especialistas de RH do Brasil, responsável por formar mais de 5 mil alunos e atuação na implementação de projetos estratégicos de RH. Membro e Facilitador de Grupos de Estudos da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos) com Certificação em Coaching e DISC. Escritor de 2 Livros de RH e atualmente possui mais de 28 mil seguidores no LinkedIn.

Compartilhe

Índice do artigo

Posts relacionados